quinta-feira, 23 de abril de 2009

Google intensifica prospecção de anunciantes

O Google intensifica as estratégias de marketing para atrair anunciantes brasileiros. Desde o ano passado, a empresa veicula hotsites focados nas principais datas do varejo: Dia das Mães, dos Namorados e Natal.

O especial para o Dia das Mães de 2009 foi incrementado com possibilidades de inserções no Orkut e YouTube. O pacote comercial do YouTube para ação de vídeo padrão, com veiculação na home e em canais internos, tem custo de R$ 47,5 mil com visibilidade total estimada de 10 milhões de pageviews. Para o Orkut, a veiculação de banners que são vistos somente pelos donos dos perfis requer investimento líquido de R$ 32 milhões para 8 milhões de visualizações, o que resulta em custo por mil de R$ 4,00.

No endereço, o Google sugere formas de os anunciantes potencializarem os acessos a seus sites, com o objetivo de aumentar as vendas neste período, que é o segundo mais importante para o varejo brasileiro - atrás apenas do Natal. O hot site "Siga os conselhos de Mãe!" ensina como montar uma campanha sob medida, desde a definição do público-alvo até a escolha das palavras-chave mais indicadas.

Entre as informações disponibilizadas está a de que as vendas online no período do Dia das Mães alcançaram em 2008 a marca histórica de R$ 378 milhões, com um ticket médio de R$ 333,00 - o que representaria crescimento de 247% em relação a 2005. Além de presentes tradicionais como flores, perfumes, cestas de café-da-manhã, jóias e eletrodomésticos, estariam em alta os produtos eletrônicos e de informática.

Segundo o diretor de marketing do Google, João Bortone, a iniciativa pretende atingir tanto aqueles que querem anunciar, mas não sabem como, quanto os que já usam o Google e querem tornar suas campanhas mais inovadoras e efetivas. "O hot site é sucinto o suficiente para que qualquer empresa entenda todo o processo e aproveite seu conteúdo para tomar a iniciativa de anunciar. Temos exemplos, inclusive, de grandes anunciantes atraídos pelo hot site", garante Bortone.

Adicionalmente às ferramentas self-service, o Google coloca à disposição do anunciante a sua equipe de atendimento comercial. "Além de agregar novas alternativas de mídia, instituímos algumas melhorias de processos internos para aproximar nossa equipe de vendas dos anunciantes", confirma Bortone.

Quando seu investimento alcança maior relevância para o Google, o anunciante pode até ganhar um gerente de contas na equipe do portal. "Há grandes clientes que delegam sua mídia online 100% a suas agências, outros decidiram absorver esse conhecimento, com a contratação de profissionais especializados e respaldo da equipe do Google. A grande maioria das agências tem entendido nossa proposta e trabalhado em conjunto conosco. Entretanto, muitas vezes a agência não age proativamente e não mostra ao anunciante a força de determinados produtos da internet. Em alguns casos, por delegar muito à agência, o anunciante não tem tanta informação. Neste sentido, os hot sites do Google ajudam na educação de todo o mercado", sustenta Bortone.

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