O primeiro evento Encontros de Relacionamento da FilmBrazil, projeto da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que começa nesta terça-feira (17) e vai até o dia 19 de fevereiro no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, reunirá produtoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Salvador em 252 reuniões individuais agendadas, em dois dias de trabalho, com sete profissionais do mercado publicitário de várias partes do mundo.
O investimento no evento é em torno de R$ 200 mil. Até ontem (16), 29 das 47 produtoras brasileiras associadas ao projeto FilmBrazil haviam confirmado presença.
A participação das produtoras brasileiras no exterior ainda é tímida e fortemente concentrada em product service (80%), apesar do aumento no número de produtoras com atuação internacional. Em 2002 eram apenas duas. No ano passado, este número já havia alcançado no mínimo 20 produtoras, com seis grandes âncoras no mercado. A Apro estima que o mercado internacional de exportação de publicidade é de, no mínimo, US$ 9 bilhões e a fatia do Brasil é de apenas US$ 16 milhões.
Segundo informações da Agência Nacional de Cinema, em 2008 houve 235 produções no Brasil com a participação de profissionais estrangeiros (excluindo produções canceladas). Em 2007, esse total ficou ligeiramente acima: 241 produções (excluindo cancelamentos).
Os convidados
Os profissionais convidados para o Encontro de Relacionamento FilmBrazil atuam em agências e produtoras e estão diretamente envolvidos com a escolha de locações e dos países onde acontecerão a produção. Eles definme também qual diretor irá produzir tal obra. Confira os sete nomes que virão ao Brasil:
- Ben Föehr- produtor comercial da E+P (Alemanha);
- Boris Nurko- produtor executivo da agência muticultural Dieste (EUA);
- Chris Kyriakos- produtor executivo integrado da Crispin Porter + Bogusky (EUA);
- Josh Barwick- produtor da Home Corp. (Inglaterra);
- Richard O'Neill- head of produção broadcast da TBWA\Chiat\Day (EUA);
- Ryan Menezes- executive creative officer da McCann Erickson (India);
- Till Hohmann- executive creative officer da Memac Ogilvy (Dubai)
Nenhum comentário:
Postar um comentário