terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Raio-X do emprego na publicidade dos EUA

Estudo revela onde os empregos foram perdidos durante a recessão e onde houve acréscimo. Destaques positivos são mídia online e sites de busca



A indústria da mídia e da publicidade nos Estados Unidos perdeu 18.700 empregos em dezembro passado, elevando o total de perdas por causa da crise para 65.100.

Cerca de 4% da indústria foi afetada desde dezembro de 2007, de acordo com análise do DataCenter do AdAge, tendo como base dados divulgados nesta segunda-feira, 9, pela entidade governamental responsável pelos dados de emprego nos EUA. O total de empregados para o mês foi de 1,59 milhão.

Todos os setores da publicidade, mídia e comunicação integrada perderam empregos, com exceção das empresas de mídia online e portais de buscas, que tiveram aumento de 800 empregos, para um total de 82.200, o maior nível desde 2002.

As empresas da mídia norte-americana eliminaram 41 mil empregos, ou 4,6% do corpo de empregados, desde dezembro de 2007. As empresas de comunicação integrada reduziram em 34 mil, ou 3,1% do total.

Em comparação com o resto do mercado de trabalho, a publicidade sofreu um pouco mais, já que a média nacional foi de redução de 2,6% dos trabalhos. O total durante a recessão (considerada a partir de dezembro de 2007) foi de 3,6 milhões, metade nos últimos três meses.

Dentro da mídia, os jornais perderam 31.200 empregos (9,1% do total), os rádios reduziram 8.100 (7,4%), Televisão perdeu 5.100 (4%), revistas caíram 4.500 (3,2%). Na contra-mão, a televisão por assinatura teve aumento de 3%, com 2.500 vagas e mídia online teve 7%, com 5.400.

Dentre empresas de marketing e publicidade, as agências de publicidade tiveram corte de 6 mil empregos (3,2% do total) e empresas de design gráfico perderam 7.400 (9,9% do total). Por outro lado, consultorias de marketing tiveram aumento de 2.200 empregos (1,4%) e as empresas de relações públicas subiram 1.200 (2,4% do total).

Da AdAge.

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