sexta-feira, 13 de março de 2009

Circulação paga de revistas cresce 7,5% em 2008

O Instituto Verificador de Circulação (IVC), que audita cerca de dois terços do mercado nacional de revistas, acaba de divulgar o balanço consolidado sobre o desempenho do meio no ano passado. No geral - incluindo revistas de todas as periodicidades, vendas avulsas e por assinaturas - foi constatado aumento médio de 7,5% na circulação paga de revistas filiadas à entidade em relação a 2007. No acumulado dos últimos três anos a alta é de 11,6%.

As revistas mensais tiveram evolução média de 15% em relação a 2007 e as semanais, de 4,7%. Em 2007, a circulação do meio havia permanecido praticamente estável, com aumento de apenas 0,2%. A média de circulação de revistas no Brasil foi de 14,3 milhões por edição no ano passado, levando-se em conta todas as periodicidades - sendo as revistas mensais responsáveis por 9,5 milhões de exemplares e as semanais por 3,8 milhões (há ainda as quinzenais, trimestrais, etc.).

Os exemplares comercializados nas bancas tiveram alta de 7,8% em vendas em 2008. Por sua vez, as revistas vendidas por assinaturas registraram crescimento de 7,1%. Em comunicado, o diretor-geral do IVC, Ricardo Costa, atribui os números positivos a ações promocionais, prática de preços mais acessíveis, maior demanda da população por informações e à segmentação.

Nenhum comentário: