quinta-feira, 12 de março de 2009

Ministério suspende multiprogramação da Cultura

Quatro dias depois de ter estreado, oficialmente, sua multiprogramação, a TV Cultura, da Fundação padre Anchieta, recebeu nessa última quarta-feira, 11, uma intimação do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, para retirar do ar os canais Univesp TV e o MultiCultura, sob a alegação de irregularidade.

Segundo o Ministério, a veiculação dos canais estaria contrariando a norma 001/2009, publicada no último dia 27 de fevereiro, que proíbe, por um prazo mínimo de 90 dias, a utilização da multiprogramação - propiciada pela tecnologia da TV Digital, que permite a exibição simultânea de canais, em baixa definição, sendo um cada freqüência - pelas redes públicas e privadas estaduais.

A medida do Ministério gerou polêmica por parte dos veículos e pela Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), que consideraram a decisão "inadequada" e prejudicial ao setor.

O Univesp TV, um canal vinculado à Universidade Virtual do Estado de São Paulo, é um programa da Secretaria de Ensino Superior. Já o MultiCultura pretendia montar a sua grade com arquivos e conteúdo que fazem parte do grande acervo da própria TV Cultura.

Após a determinação pública, o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, teria conversado com o Ministro Hélio Costa para solicitar a revisão da medida. Caso a ordem de suspensão da programação se cumpra, a Tv Cultura temum prazo de até 48 horas para tirar os canais do ar.

Com informações do jornal Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: