segunda-feira, 2 de março de 2009

Digital será onipresente em Cannes 2009

Campanhas interativas ganharão Leões em nove das onze áreas do festival


As possibilidades de inscrições de campanhas digitais e interativas no Festival de Cannes têm se multiplicado nos últimos anos. Na edição de 2009, que acontecerá entre 21 e 27 de junho, elas podem concorrer em 9 das 11 áreas do evento - as únicas exceções são, obviamente, Press e Radio.

Além do seu berço, Cyber Lions, e do Direct Lions, onde o suporte ganha peso a cada ano, as peças interativas serão vistas em Promo, Media e na novata PR Lions, nas quais há troféus para as melhores utilizações dos meios digitais; em Design, que tem uma categoria específica para sites, animações, CD-ROMs e quiosques interativos; e em Outdoor, em que há espaço para as projeções digitais - de onde, inclusive, saiu o Grand Prix do ano passado, para o case "Voyeur".

No Titanium and Integrated Lions, embora não existam categorias pré-definidas, a maioria dos cases premiados tem o digital como ponto de partida ou de ressonância.

Entretanto, a área em que a mídia digital tem causado mais polêmica é a de Film, que deu origem ao Festival, há 56 anos. A inclusão, no ano passado, de uma divisão dedicada a trabalhos feitos para veiculação em telas que não sejam de TV ou cinema - como as de computador, celular e mídia eletrônica exterior - gerou informações desencontradas, um caminhão de dúvidas e a inédita divisão do Grand Prix, com um troféu para um comercial "tradicional" ("Gorilla") e outro para um trabalho da seara das "novas mídias" ("Halo3").

No regulamento de 2009, a organização deixa claro que os concorrentes nas categorias destinadas a "outras telas" não podem se repetir nas de produtos e serviços, que passam a ser exclusivas para peças veiculadas em televisão ou cinema - mesmo que o comercial produzido para a web, por exemplo, tenha passado posteriormente também na TV. Neste caso hipotético, a agência terá de escolher entre uma e outra. Já os que estrearam na TV ou no cinema não podem concorrer em "outras telas", mesmo que tenham sido transmitidos por elas posteriormente.

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