segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Publicidade Offline X Publicidade Online

Por Eclesiastes Júnior

Vivemos a era da mobilidade e da interatividade, correto?

Você já parou para pensar se a nossa publicidade acompanhou esta evolução?

Apesar do título deste post, não vou falar sobre as diferenças e/ou as vantagens de uma sobre a outra. Por que, dependendo de que lado está o profissional de comunicação, uma vai ser SEMPRE melhor do que a outra.

Peço somente uma reflexão sobre a evolução da Publicidade. E porquê não vou falar sobre um ou outro modelo?

Simples. Porque a publicidade online DEVE ser uma evolução, ou melhor, um complemento da publicidade offline. Só que para que a Publicidade online gere resultados satisfatórios para as empresas que investem nesta modalidade, é preciso tomar alguns cuidados, porque apesar de ser uma evolução, existem detalhes que diferem muito da Publicidade offline.

E quem define esses detalhes?

Simples de novo. Nós mesmos. Isso. Estamos no olho desse furacão interativo. São nossas sugestões que fomentam essa evolução. Sim, evolução, e não substituição.

E você, o que pensa respeito?

Por Paulo Zarat

Eclesiastes, acho que o ideal não é o online x offline, e sim o online + offline. A integração entre os dois meios se mostra cada vez mais fundamental. Tanto que isso virou até uma categoria em Cannes, a Integrated.

O que eu acho uma pena é ver que apenas grandes anunciantes têm apostado nessa integração e na forte presença on line. O que me parece uma contradição, já que aparecer na televisão é muitas vezes mais caro que aparecer na internet. Onde será que estamos errando? Eu sou novo no mercado goiano, mas até hoje, não tive notícia de uma agência de web ou até mesmo, uma agência que tivesse criado esse núcleo para posicionar os seus clientes na grande rede.

Brasília tem profissionais que hoje são referências nacionais quando se trata de criação online. Ok, Brasília tem o Governo como o grande cliente e que impulsiona o mercado, mas o que temos visto por lá é uma crescente aposta de pequenos anunciantes na internet. E com idéias simples e de baixo custo têm alcançado resultados impressionantes.

Vou citar um exemplo dado por Mateus Braga, diretor da Agência Click, em sua palestra no 3º Almanaque de Criação em meados de abril de 2008 (se não me engano). A história é mais ou menos essa: um senhor recém aposentado do Banco do Brasil juntou todas as suas economias e investiu na abertura de uma loja toda dedicada ao São Paulo Futebol Clube. Essas lojas para torcedores. Então, ele procurou a Agência Click e pediu um site para a loja e uma divulgação modesta para dar uma força a sua inauguração. Ele ainda pediu cuidado com o seu suado dinheirinho, porque aquela loja se resumia em uma vida inteira de trabalho e economias. Olha a responsabilidade que ele jogou pra cima da agência. Bom, feito o site, eles começaram a pensar em como resolver o problema de comunicação da loja, que era a divulgação da sua inauguração. Até que eles tiveram a idéia de pesquisar a comunidade de torcedores do São Paulo no DF. Claro, a comunidade tinha milhares de membros, perfeito. Eles propuseram a compra da comunidade ao seu dono, um são paulino roxo, que disse que jamais a venderia, porque ela não era mais dele e sim de todos os torcedores do DF. Ok, mas eles conseguiram uma parceria com a comunidade oferecendo brindes, camisas e outros para sorteio entre os membros em troca de publicidade na comunidade. Bom, o resultado é que a loja na primeira semana já tinha vendido o que o seu dono esperava vender em 6 meses. Ok, a boa fase do time ajuda, mas se não fosse a sacada simples da galera da Click esse resultado talvez levasse os 6 meses previstos.

Acho que os diregentes das agências locais, os nossos profissionais de planejamento, de atendimento e de criação precisam unir forças pra colocarmos mais a internet nos planos de mídia, nos planejamentos anuais e na pauta de criação diária.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu concordo com a integração. Mas ainda falta visão dos nossos empresários da publicidade, que no medo de perder espaço com seu cliente, não cedem o job para uma agência digital. Aliás, a ausência de boas agências digitais em Goiânia contribui para este fator. Por mais que o cliente precise de uma boa campanha online, a agência não vai colocar na mão de quem não está preparado para isto. Em Goiânia o que temos são produtoras digitais que não entendem muito bem de marketing digital e só montam um site com banners para veicular no goiasnet.com . Infelizmente, o nosso (GO) marketing digital está restrito à isto. Acompanho o trabalho de planejadores digitais goianos e sei que este panôrama tem chance de melhoras!

CHUTA A VEIA disse...

Esse questionamento é interessante, irei levar para o grupo.

Marcelo

CHUTA A VEIA disse...

Acredito que as publicidades online e offline também se complementam,
assim como a publicidade no pdv, promoção e outras. Hoje o consumidor
está em diversos canais, foi -se o tempo que apenas algumas
veiculações e alguns panfletos atingiam os resultados esperados, hoje
a verba deve ser utilizada com racionalidade diversificando entre os
mais diversos canais.

Não acredito que este seja o papel de uma agência única. Para gerar
resultados, em mídia tradicional contrate uma agencia tradicional,
para gerar no meio digital, contrate uma agência digital e assim vai...

Mas pq?

As metodologias e recursos são totalmente diferentes, em uma agência
digital não existe dupla de criação ou diretor de criação, existe uma
equipe multidisciplinar e um gestor de projetos, mídia online e mídia
tradicional são totalmente diferentes, planejamento tb, e isto
continua passando para os outros canais.

Mas de quem é a culpa? a culpa é de todos nós que não procuramos
evoluir junto com a comunicação:

Anunciantes - Devem diversificar sua verba, efetuando planos reais
destinando anualmente porcentagens para mídia tradicional, digital,
pdv ... e repassar para agencias especializadas em cada canal. muito
anunciante quer pagar 100 reais num site e investe milhares em um vt,
como ter resultado com pouca verba, como pagar uma equipe
multidisciplinar que vai trazer retorno para sua empresa apenas com pouco.

Agencias tradicionais - Devem estabelecer parcerias, e indicar outras
agencias para trabalho em conjunto,não tentando abocanhar toda a verba
do cliente, ou cobrando altas taxas pela indicação, o que acontece
muito aqui em Goiânia 1- Algumas agencias tentam realizar o projeto
internamente, mas acabam não cumprindo prazos, pq não possuem uma
metodologia, ou ainda entregam resultados insatisfatórios, 2- Outras
terceirizam a parte de web com free-lance, que não entregam
resultados, apenas colocam a marca do cliente na web através de
páginas mal feitas.

Produtoras digitais - 99% das agencias digitais de Goiânia são na
verdade produtoras de sites, produzem o material e entregam para o
cliente tomar conta, não se importam com o resultado ou com a baixa
conversão em vendas. Isto tem que mudar. Site por site meu primo de 10
anos faz, agora gerar resultados reais e aumentar vendas apenas
agencias digitais como Click, dada no exemplo, com uma equipe
multidisciplinar, como arquitetos de informação, planejadores, midia
online, webwriter, não apenas um webdesigner.

Existem boas agências digitais aqui em goiânia sim, e bons
profissionais, agora é saber difereciar o carne de pescoço do file.


Marcelo