O Brasil ficou em oitavo lugar no “Índice de Desempenho em Mudanças Climáticas”, levantamento realizado pela ONG Germanwatch e pela Rede de Ação Climática (CAN) e divulgado na quarta-feira (10) em Poznan, na Polônia, durante a reunião da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para destacar a falta de ações “fortes” contra a redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa, os autores da pesquisa deixaram os três primeiros lugares vazios. A lista começa na quarta colocação, com a Suécia.
Em quinto lugar, ficou a Alemanha, seguida por França, Índia, Brasil, Grã-Bretanha e Dinamarca.
Os últimos dez colocados são Grécia, Malásia, Chipre, Rússia, Austrália, Cazaquistão, Luxemburgo, EUA e, finalmente, Arábia Saudita.
O índice comparou 12 indicadores de 57 países para avaliar o nível de emissões e a tendência e política para o clima de cada país. Entretanto, não levou em consideração as emissões provocadas pelo desmatamento e pelo uso da terra.
Somadas, as emissões dos países incluídos no Índice de Desempenho em Mudanças Climáticas representam 90% da produção de gás carbônico no planeta.
No ano passado, os três primeiros lugares da lista ficaram com Suécia, Alemanha e Islândia. Na lanterninha ficaram Austrália, EUA e Arábia Saudita.
Veja abaixo a lista dos 10 primeiros colocados:
1. –
2. –
3. –
4. Suécia (66,7 pontos)
5. Alemanha (65,3 pontos)
6. França (62,2 pontos)
7. Índia (62,1 pontos)
8. Brasil (61,4 pontos)
9. Grã-Bretanha (60,6 pontos)
10. Dinamarca (60,6 pontos)
Com informações da BBC Brasil, na íntegra aqui.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário