quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ranking de Sustentabilidade - o Brasil é o 8°

O Brasil ficou em oitavo lugar no “Índice de Desempenho em Mudanças Climáticas”, levantamento realizado pela ONG Germanwatch e pela Rede de Ação Climática (CAN) e divulgado na quarta-feira (10) em Poznan, na Polônia, durante a reunião da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para destacar a falta de ações “fortes” contra a redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa, os autores da pesquisa deixaram os três primeiros lugares vazios. A lista começa na quarta colocação, com a Suécia.

Em quinto lugar, ficou a Alemanha, seguida por França, Índia, Brasil, Grã-Bretanha e Dinamarca.
Os últimos dez colocados são Grécia, Malásia, Chipre, Rússia, Austrália, Cazaquistão, Luxemburgo, EUA e, finalmente, Arábia Saudita.

O índice comparou 12 indicadores de 57 países para avaliar o nível de emissões e a tendência e política para o clima de cada país. Entretanto, não levou em consideração as emissões provocadas pelo desmatamento e pelo uso da terra.

Somadas, as emissões dos países incluídos no Índice de Desempenho em Mudanças Climáticas representam 90% da produção de gás carbônico no planeta.

No ano passado, os três primeiros lugares da lista ficaram com Suécia, Alemanha e Islândia. Na lanterninha ficaram Austrália, EUA e Arábia Saudita.

Veja abaixo a lista dos 10 primeiros colocados:
1. –
2. –
3. –
4. Suécia (66,7 pontos)
5. Alemanha (65,3 pontos)
6. França (62,2 pontos)
7. Índia (62,1 pontos)
8. Brasil (61,4 pontos)
9. Grã-Bretanha (60,6 pontos)
10. Dinamarca (60,6 pontos)

Com informações da BBC Brasil, na íntegra aqui.

Nenhum comentário: