terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Revista Época promove Prêmio Época Mudanças Climáticas

A revista Época, da Editora Globo, acaba de lançar a primeira edição de uma iniciativa inovadora, o Prêmio Época Mudanças Climáticas. Vinte empresas serão homenageadas como Empresa Líder em Políticas Climáticas em coquetel, na sede da Editora Globo (Av. Jaguaré, 1485 - São Paulo), no dia 08 de dezembro, às 19h30. Além da homenagem, duas empresas serão premiadas durante o evento. A que tem o melhor inventário de emissões como a Melhor Gestão e a que possui o melhor plano de redução nas emissões como Melhor Estratégia.

O objetivo da ação é revelar quais são as empresas do Brasil que já têm alguma política para a questão das mudanças climáticas e destacá-las como as líderes neste posicionamento no País. Diversas empresas foram convidadas a responder um questionário on-line sobre sua posição em relação às mudanças climáticas e também para contarem como fazem o inventário de emissões de gases de efeito estufa - seguindo a metodologia internacional GHG Protocol - e se têm metas de redução dessas emissões. Na edição de 13 de dezembro, a revista Época vai apresentar o perfil de cada um das empresas campeãs e as emissões das 22 que abriram seus dados, além de mostrar o que elas estão fazendo para reduzir as emissões, como forma de indicar seu pioneirismo. A pesquisa para chegar aos finalistas do Prêmio Época Mudanças Climáticas foram desenvolvidas, por meio de uma parceria técnica entre a PricewaterhouseCoopers e a redação da revista Época, a metodologia do levantamento, as perguntas e os indicadores para medir os resultados das empresas. Também foram estabelecidos critérios para pontuar o inventário de emissões e o plano de redução das empresas, a partir de itens como: a empresa avalia o grau de incerteza do inventário? Faz auditoria independente? Relata publicamente as emissões? Usa metodologia comprovada para medir as emissões? Possui ano base definido? Considera emissões de fornecedores?Quatrocentas das maiores empresas do Brasil e 25 dos maiores bancos do País foram contatados para a pesquisa. Vinte e quatro responderam ao questionário, além de seis organizações voluntárias, entre outras empresas e órgãos do governo, como por exemplo, a Polícia Federal. No total, as 30 organizações que responderam ao questionário do Prêmio correspondem a 10% das emissões total do Brasil.O Prêmio contou também com o auxílio de um conselho para a eleição dos vencedores formado por Raimundo Magliano Filho, presidente do Instituto Bovespa de Responsabilidade Social e Ambiental; José Augusto Fernandes, diretor executivo da Confederação Nacional das Indústrias; Luis Gylvan, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP; Johne Briscoe, diretor do Banco Mundial no Brasil; e Rachel Bidermann, coordenadora Adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

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