terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como é que tá lá - João Gabriel

Quando o Paulo pediu que eu escrevesse um texto contando sobre a minha mudança pra Brasília, na hora eu pensei: FUDEU! Porque que ele não me pede pra refazer o layout do blog? Porque ele não me pede pra layoutar um fantasminha? Mas bele, vamos lá. Topei pelo exercício de escrever um pouco e, quem sabe, ainda ajudar alguém.

Primeiramente, eu quero me apresentar, meu nome é João Gabriel, sou formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury (2005) e trampo em agência desde então. Comecei na Ilimitada onde pude ver que meus 4 anos de faculdade não me ensinaram tanta coisa como eu imaginava. Não quero incentivar ninguém a jogar fora o diploma ou desistir do curso, mas na prática é muito mais fácil aprender, por isso indico uma coisa: faça estágio!

Da Ilimitada fui para a Jordão onde aprendi muito também com diversos diretores de arte e redatores de lá, galera muito bacana, e também peguei mais ritmo de agência. Fiquei lá pouco mais de um ano e meio, e nesse tempo até consegui ganhar o prêmio Meio & Mensagem num trampo que fiz com o André Barreiros para o Jornal O Popular.

Eu sempre fui inquieto e sonhei tentar a vida em mercados maiores, ou melhor, Sampa. E enquanto não chego lá, vou me preparando como posso. Já fiz diversos cursos de aperfeiçoamento. Pacote Adobe com o André Aguiar e com o Randel, fiz Funyl com o Mauro Assis (aprendi demais) e o último deles, direção de arte avançada na ESPM. Com certeza correr atrás fazendo esses cursos foi e está sendo muito importante.

E então pintou uma oportunidade que eu não esperava de me mudar pra bsb. Resolvi agarrá-la. Quando as negociações começaram eu nem acreditei, mas depois de uns 10 dias, eu já estava aqui na SetteGraal Nossagência. Uma agência local com forte volume de varejo, mas ainda assim bem diferente de tudo o que eu tinha vivido até então.

Desde setembro, pude perceber várias diferenças entre os dois mercados, e acho que elas se devem a dois principais fatos:
• Os clientes aqui são mais maduros e apostam mais na comunicação.
• Presença de grandes agências aqui para atender contas de governo puxam o mercado pra cima.

Por isso aqui temos um pouco mais de prazo, dá tempo de ter mais idéias e o layout acaba saindo com uma cara melhor. Não é necessariamente grana que faz a diferença e sim a mentalidade, O cliente geralmente produz foto porque sabe que é preciso o mínimo de qualidade para ir pra rua. A foto não será clicada pelo Bob Wolfenson, mas também não será uma imagem Royalty Free. A relação com a direção de criação também é diferente. Começando que o trabalho em dupla aqui é durante todo o processo, diferente de Goiânia que, geralmente, o redator cria e o D. A. só faz o layout. Aqui, você tem que pensar o tempo que for preciso, até chegar am alguma coisa realmente boa. Se for preciso, a agência corre atrás de prazo só pra não levar algo que realmente acredite. As verbas e a realidade dos clientes para os quais eu trabalho aqui são muito semelhantes aos de Goiânia, mas o processo inteiro é mais organizado e se esforça mais por um resultado melhor.

Mas em compensação, aqui eu não tenho muitos amigos, não tenho minha familia, e não é tão fácil fazer amizade como em Goiânia. Pra muitos isso não é muita coisa, mas pra mim dificulta um pouco a vida. Acho que depois de mais um tempo lidarei melhor com isso.

Não quero desencorajar ninguém com esse último comentário, muito pelo contrário. Acho que todo mundo tem que trabalhar um pouco em outros mercados pra aprender, se desligar um pouco das raízes, crescer e se encontrar. Eu ainda não me encontrei e sei que pra isso preciso passar em Sampa e em outros países talvez. Mas um degrau de cada vez.

Bom, acho que é isso.
Quem tiver afim de tentar vir pra bsb e quiser uma ajuda, trocar ideia, estou aí.
Meu email é joaogabriel1984@gmail.com e pra quem estiver precisando de trampos freela e tal, esse aqui é o meu portifólio on line http://joaogabriel.carbonmade.com

Abração a todos, e valeu pelo espaço, Paulo.

9 comentários:

Paulo Zarat disse...

Valeu, João, pelo texto. Um grande abraço e sucesso pra você.

ANDRÉ BARREIROS disse...

Aposto minhas fichas nesse moleque. Falando nisso, quando rolar o poker de novo, me avise.

Bendita Januária e outras histórias disse...

Jãaaaao, estou muito feliz por saber que cada vez mais está próximo de alcançar os seus objetivos. Continue sonhando muito, seu sucesso está garantido, afinal de contas, talento vc tem de sobra!!

Tb aposto minhas fichas nesse "moleque"!

Beijo grande!! Sucesso!!!

MauroAssisGuerra disse...

existem pessoas que nasceram pra brilhar, sao talentos brutos de berço. O João é uma dessa pessoas.Vc olha e num primeiro contato já pensa: - esse garoto nao fica aqui por muito tempo... E nao costumo errar nos meus diagnósticos. Foi assim com o Barreiros, O Daniel Lobo e um tanto de gente que eu nao seria justo ao listar, pr certamente esqueceria de alguém. Mas, voltemos ao João. Pra ser um bom criativo é preciso mais que lay-outs bonitinhos, mais que tudo isso ele tem cultura. Lê muito, tem referências, e nao é um cara preguiçoso. Parabéns Joao. Obrigado pela citação, mas o mérito é todo teu. O meu é apontar o caminho e deixar vc andar com as próprias pernas. E olha que a passos longos.
Sucessooooo! Sempre!

Unknown disse...

ótimo texto, parabéns!

ps: corrija o link do portfolio pois está passando um ponto "." no final.

Abraço!

Aguiar Designer disse...

Grande João. Quando eu ainda participava da Imageria, ví que você era diferente. Sempre perguntava algo mais, sempre inquieto e com um ar de "quero mais". Não é à toa que já saiu do mercado goiano e vislumbra Sp e até exterior. Talento, simplicidade e dedicação são as suas marcas.

Um grande abraço e vitórias pra vc.

André Aguiar

El cocineiro disse...

Porra, sem amigos?

Obrigado pela parte que me toca. Academia, aula de natação, lanchinho-lanchinho, almoço... porra... até os 10 minutos somos do mesmo time. ahuahau.

O João é o meu amigo oculto. Ops, isso foi na festa do ano passado. Mais foi um cara que me recebeu super-bem na Settegraal: "-Quem senta aí sou eu."

Um cara talentoso, gente fina e uma boa referência publicitária. Dá até pra redator.

Abs

João Gabriel Gragnani disse...

Valeu pela força, pelas palavras bonitas e tudo o mais. De verdade. E quanto a parte que cito a falta de amigos, acho q pareceu um pouco mais gay e emotiva do que deveria. Tenho alguns amigos aqui, amizades novas, mas que podem durar muito, e claro, numa terra nova, sem vocês seria uma merda. Valeu pela força de vcs, e kem sabe um dia vc me vença nos 10 minutos, ontém foi quase, mas msm assim naum foi.

Mariana Paiva disse...

Tive o prazer de duplar com esse garoto.
Um cara gente boa e talentoso. Se a criação ficou boa, na próxima ele quer fazer bem melhor. E ele consegue na maioria das vezes.
Saudade de duplar com você. Faz falta JG.

Bjoooo,
Mariana Paiva - redatora AMP Propaganda.