terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Steve Jobs alega desequilíbrio hormonal para justificar perda de peso

Segundo o líder da Apple, tratamento é 'relativamente simples'. Em carta aberta, ele afirmou que continuará como diretor-executivo

O diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, afirmou nesta segunda-feira (5) que sua recente perda de peso foi causada por um desequilíbrio hormonal. Ele afirmou ainda, em comunicado, que passará por um tratamento “relativamente simples” para resolver o problema e que continuará liderando a empresa. Jobs já teria iniciado o tratamento.

“Um desequilíbrio hormonal tem roubado as proteínas que meu corpo precisa para ficar saudável. Exames de sangue sofisticados confirmaram o diagnóstico”, afirmou. “O tratamento para esse problema é relativamente simples. Mas da mesma forma que não perdi tanto peso em uma semana ou em um mês, meus médicos esperam que eu demore até a primavera [segundo trimestre nos EUA] para recuperá-lo”, continuou o diretor-executivo em carta aberta. A diretoria da empresa divulgou outro comunicado dizendo: “a Apple é muito sortuda de ter Steve como líder e diretor-executivo. Ele merece todo nosso apoio durante a recuperação e certamente tem isso da Apple e de sua diretoria”. "Se algum dia chegar o momento em que Steve queira se aposentar ou por qualquer outra razão não continuar a cumprir suas funções como diretor-executivo da Apple, vocês saberão", continuou.

O analista David Lutz, diretor do US Equity Trading, afirmou à agência de notícias Reuters que " a explicação do executivo irá aliviar uma série de preocupações que hoje atingem as ações". Para ele, o fato da companhia ter um caixa robusto e de Jobs ter vindo a público esclarecer os problemas com sua saúde garantem o otimismo sobre os papéis da empresa.

Boatos
Em meados do ano passado, após aparecer publicamente mais magro, blogs e observadores da indústria especularam se Jobs estaria sofrendo com o reaparecimento de um tipo raro de câncer pancreático.

Ele descobriu a doença em 2003 e, em 2004, passou por uma cirurgia para remover partes de seu sistema digestivo. Desde então, presumia-se que ele tinha se livrado do problema. Os rumores sobre problemas de saúde ganharam ainda força em dezembro, quando a Apple anunciou que o diretor-executivo não iria mais fazer sua tradicional apresentação no evento Macworld, quando geralmente anuncia novos produtos.

* Com AP e Reuters

Nenhum comentário: