Pesquisa encomendada pelo Havas Digital em nove países, inclusive no Brasil, apurou que oito em cada dez consumidores preferem adquirir produtos de empresas que tentam diminuir o impacto ambiental e que 90% estão inclinados a comprar itens ecologicamente corretos nos próximos 12 meses, sendo que 38% deles estão dispostos a pagar mais por esses produtos.
O estudo encomendado pelo grupo francês - que no Brasil controla as filiais da Media Contacts (publicidade digital) e da Mobext (mobile marketing) - foi realizado, além de no Brasil, nos EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha, China, Índia, França e México.
Foram realizados 18 grupos de discussão dirigida e mais de 11 mil entrevistas individuais online, sobre 200 marcas distintas.
Os consumidores desses países participantes representam 53% dos usuários mundiais de internet.
Ricardo Reis, gerente regional do grupo Havas Digital na América Latina, afirma que a pesquisa mostra que os consumidores estão engajados com o tema das mudanças climáticas e esperam que as empresas sejam condutoras nesse caminho pela busca de soluções.
Quanto aos resultados específicos do Brasil, 97% dos participantes acreditam que as mudanças climáticas vão afetar diretamente a eles e às suas famílias e que, para resolver o problema, precisarão modificar a forma como vivem.
“O Brasil é o país com maior disposição para mudanças e o mais preocupado com o problema”, diz Reis.
Quatro em cada dez brasileiros crêem que o governo está empenhado em combater as mudanças climáticas.
Os entrevistados no país ainda acham que o setor de óleo/ combustível é, dentre todos os setores da economia, o que mais prejudica o meio ambiente.
Por outro lado, “Mídia” e “Telecomunicação” são percebidos como os que menos prejudicam.
Nos próximos 12 meses, 38% dos participantes do Brasil estariam dispostos a pagar um pouco mais por esses bens e 91% dos brasileiros preferem comprar de empresas que estão tentando reduzir sua contribuição para o aquecimento global.
O estudo dividiu os consumidores em três categorias, de acordo com seus diferentes comportamentos frente ao assunto: os Eco-Indiferentes, os Eco-Atentos e os Eco-Engajados.
Os Indiferentes marginalizam o tema e não assumem responsabilidades. Os Atentos têm um sólido entendimento do assunto e estão preocupados com as conseqüências em nível pessoal. Os Engajados são muito focados no assunto e pensam nas conseqüências sociais do tema.
Aproximadamente 80% das pessoas entrevistadas estão no grupo dos Atentos ou Engajados.
Com 58%, o Brasil é a nação que possui a maior proporção mundial de Eco-Engajados, à frente do México (56%) e da Índia (50%) e bem à frente de países como a Alemanha (15%) e a Inglaterra (17%).
O país também possui a menor proporção mundial de Eco-Indiferentes, com 6% somente.
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