quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Consumidores preferem empresas 'verdes'

Pesquisa encomendada pelo Havas Digital em nove países, inclusive no Brasil, apurou que oito em cada dez consumidores preferem adquirir produtos de empresas que tentam diminuir o impacto ambiental e que 90% estão inclinados a comprar itens ecologicamente corretos nos próximos 12 meses, sendo que 38% deles estão dispostos a pagar mais por esses produtos.

O estudo encomendado pelo grupo francês - que no Brasil controla as filiais da Media Contacts (publicidade digital) e da Mobext (mobile marketing) - foi realizado, além de no Brasil, nos EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha, China, Índia, França e México.

Foram realizados 18 grupos de discussão dirigida e mais de 11 mil entrevistas individuais online, sobre 200 marcas distintas.

Os consumidores desses países participantes representam 53% dos usuários mundiais de internet.

Ricardo Reis, gerente regional do grupo Havas Digital na América Latina, afirma que a pesquisa mostra que os consumidores estão engajados com o tema das mudanças climáticas e esperam que as empresas sejam condutoras nesse caminho pela busca de soluções.

Quanto aos resultados específicos do Brasil, 97% dos participantes acreditam que as mudanças climáticas vão afetar diretamente a eles e às suas famílias e que, para resolver o problema, precisarão modificar a forma como vivem.

O Brasil é o país com maior disposição para mudanças e o mais preocupado com o problema”, diz Reis.

Quatro em cada dez brasileiros crêem que o governo está empenhado em combater as mudanças climáticas.

Os entrevistados no país ainda acham que o setor de óleo/ combustível é, dentre todos os setores da economia, o que mais prejudica o meio ambiente.

Por outro lado, “Mídia” e “Telecomunicação” são percebidos como os que menos prejudicam.

Nos próximos 12 meses, 38% dos participantes do Brasil estariam dispostos a pagar um pouco mais por esses bens e 91% dos brasileiros preferem comprar de empresas que estão tentando reduzir sua contribuição para o aquecimento global.

O estudo dividiu os consumidores em três categorias, de acordo com seus diferentes comportamentos frente ao assunto: os Eco-Indiferentes, os Eco-Atentos e os Eco-Engajados.

Os Indiferentes marginalizam o tema e não assumem responsabilidades. Os Atentos têm um sólido entendimento do assunto e estão preocupados com as conseqüências em nível pessoal. Os Engajados são muito focados no assunto e pensam nas conseqüências sociais do tema.

Aproximadamente 80% das pessoas entrevistadas estão no grupo dos Atentos ou Engajados.

Com 58%, o Brasil é a nação que possui a maior proporção mundial de Eco-Engajados, à frente do México (56%) e da Índia (50%) e bem à frente de países como a Alemanha (15%) e a Inglaterra (17%).

O país também possui a menor proporção mundial de Eco-Indiferentes, com 6% somente.

Nenhum comentário: