sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O Lado B de Adriana Marinho

Provavelmente, você já viu uma das peças da Bendita Januária. O que talvez você não saiba é que a marca de acessórios tem como sócias a publicitária Adriana Marinho (foto à esq.) e suas duas irmãs, Juliana e Tatiana. Adriana é Designer de formação mas há quatro anos integra a equipe da Jordão Publicidade. Ela começou na agência como diretora de arte e hoje compõe a área de planejamento. O Filé 060 conversou com a Adriana para conhecer um pouco mais desse seu lado B, o lado Designer de Acessórios.


Filé060 – Como surgiu a “Bendita Januária”?
Adriana – Na adolescência, fazia bijuterias e vendia para lojas, em domicílio, mas, acabei diminuindo o ritmo para me dedicar à faculdade de design. A “Bendita Januária” começou quando voltei a fazer algumas peças para mim. Eu montava as peças e, quando usava, as pessoas sempre gostavam e pediam para que eu fizesse para elas também. Foi aí que eu resolvi fazer um teste e, logo as primeiras, eu vendi rápido. Vendi para as amigas, que falaram para outras amigas... e isso foi aumentando.

Filé – E por que o nome “Bendita Januária”?
Adriana – Isso é sempre difícil de explicar! (risos) Esse nome veio da minha infância. Meu pai ouvia muito Luiz Gonzaga e eu adorava a música do Januário (pai do Rei de Baião). A música fala que o Luiz tem que respeitar o Januário. Como na minha própria relação com o meu pai! Depois teve a “Januária da janela”, do Chico Buarque. Sempre tive esse nome na cabeça, sempre gostei. É um nome forte, me remete a uma pessoa decidida.

Filé – Quem faz as peças da marca?
Adriana – Eu e as minhas irmãs. As duas são arquitetas, têm um escritório, e a “Bendita Januária” é a nossa segunda atividade. É o que fazemos nas horas de folga. Nós três criamos, compramos as matérias-primas e vendemos. Como sou designer e elas são arquitetas, todo mundo conhece de composição de cores, de formas, e tem liberdade para criar. O mais bacana é que a Bendita Januária acabou virando uma oportunidade das três se encontrarem com mais frequência.

Modelo em ensaio com acessórios da Bendita Januária.

Filé – Quem são as consumidoras da marca?
Adriana – A “Bendita Januária” começou com as amigas, com as amigas das amigas... mas, agora, até quem me vê com uma peça na rua pára, pede o telefone e acaba me ligando. Se a mulher gosta, faz do produto um objeto de desejo e isso independe da peça estar na loja, na orelha da amiga, numa mulher que passa na rua. Se ela gostou do brinco, ela quer três. E ela quer a pulseira, quer o complemento. Acho que, por isso, sempre tive muita vontade de trabalhar com o público feminino.

Filé – A “Bendita Januária” aposta no boca-a-boca ou você, como profissional de publicidade, também investe em outras formas de divulgação?
Adriana – É tudo no boca-a-boca mesmo. Essa é a nossa melhor forma de divulgação. Também fizemos um e-mail marketing, divulgamos o telefone e tem dado um bom resultado.

Peças em exposição

Filé – Qual é o mix de produtos que a “Bendita Januária” oferece?
Adriana – Hoje temos acessórios femininos em geral. Brincos e colares são o nosso forte, mas também temos broches, lenços, tiaras e prendedores de cabelo. Agora, para 2009 temos uma novidade. Teremos uma linha de bolsas e carteiras.

Filé – Vocês também trabalham com réplicas?
Adriana – Não. Compramos as peças todas separadas e montamos de acordo com a nossa composição. É muito difícil a gente repetir uma peça. Não trabalhamos em série, não repetimos modelos. As peças da “Bendita Januária” são exclusivas.

Filé – Vamos para a prática. Como funciona a escolha das peças para montagem?
Adriana – Ah, é um garimpo. Uma trabalheira danada. E é muito difícil encontrar coisas boas, de boa qualidade e bonitas para que as peças dêem certo. Batemos perna mesmo, andamos de loja em loja. Inclusive, nas lojas em que compramos, nunca revelamos para as vendedoras o que vamos fazer. Ah, e também nunca vamos a uma loja dessas com um brinco da marca. Exatamente para não evitar a cópia, a reprodução.

Filé – Como vocês fazem para acompanhar a moda, o que está rolando?
Adriana – Olha, a gente acompanha programa de televisão, lê revista de moda nacional e internacional – das mais comerciais às de design. Acompanhamos tudo. Ainda têm os sites, acompanhamos muitos blogs pra ver o que vai ser lançado, que cor vai ser usada. A gente tenta, de alguma forma, se antecipar da forma que dá.

Filé – E quando a “Bendita Januária” vai virar loja?
Adriana – Bom, agora estamos testando o mix de produtos. Testando o que funciona, o que não funciona, a qualidade das peças. Só depois de ter um bom mix e uma boa divulgação, montaremos uma loja. Quem sabe no final de 2009, 2010...

Filé – E a “Bendita Januária” é um hobby rentável?
Adriana – Sim, mas poderia ser mais, se tivéssemos mais tempo para produzir. Na verdade, pra mim, a “Bendita Januária” funciona como uma terapia. Se não estou envolvida, cheia de coisas pra fazer, me sinto vazia. Além disso, lidar com pessoas é muito gostoso. Eu faço muitas amizades, acabo fidelizando muitas clientes. Quando estou criando, eu viajo, me desligo de tudo, esqueço todo o stress. Às vezes, me sinto cansada, cheguei tarde do trabalho, mas se paro para criar um brinco, sei que as minhas energias logo vão se renovar”.

Para comprar os acessórios da Bendita Januária é só ligar: (62) 8126 7552 ou (62) 8417-9818.

4 comentários:

Sussy Côrtes disse...

Eu conheço o lado B da Adriana e lado A da Bendita. Adoro os dois.

Bendita Januária e outras histórias disse...

Paulo, adorei o post. Muito obrigada mesmo!! beijão e sucesso com o Filé.

Flávia disse...

Como amiga e consumidora fiel, garanto que as peças são lindérrimas, quase nunca consigo levar apenas uma! A Bendita Januária tem tudo para ser um sucesso. Na verdade, já é!

Unknown disse...

As irmas Marinho fazem um trabalho lindo!!Eu tenho algumas peças da Bendita Januária e fazem muito sucesso mesmo!! Parabéns!!!