segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Propaganda funciona?

Nesta última quinta-feira, fui a 5ªtiva, no Martin Cererê, encontrar o Angelo Martorell e fazer mais uma entrevista para o Filé060 que será postada em breve.

Cheguei por volta das 22:40 para vê-lo tocando e formular mais algumas perguntas antes do bate papo. Enquanto escutava o set do Angelo, reparava também no que acontecia por lá.

O espaço é bacana e frequentado por uma galera bem nova, na faixa dos 18 aos 25 anos. Todos com o visual bem moderno, com suas tatoos, piercings e alargadores devidamente no lugar. Mas o que me chamou mais a atenção foi o número esmagador de fumantes. Sem medo de errar, a cada 10 pessoas presentes, 7 deveriam segurar um cigarro na ponta dos dedos.

E eu fiquei me perguntando se a proibição da publicidade de cigarro e as campanhas antitabagismo têm algum efeito prático? Acho que não. Com o perdão do trocadilho, mas a propaganda boca-a-boca nesse caso é muito mais eficiente.

O cigarro nessa faixa etária acaba sendo um instrumento de inclusão social e um caminho natural para o jovem que pretende fazer parte desse grupo. O exemplo é a mais poderosa das propagandas, e ele vem do amigo ao lado, daquela gata super interessante que esbanja charme a cada baforada.

Seria melhor se o Governo trocasse a propaganda por um programa antitabaco. O FUMO ZERO. Cada fumante que abandonasse o cigarro seria acompanhado por um médico e receberia um auxílio em dinheiro para se manter longe do cigarro. Já pensou? Talvez fosse bem lucrativo para o Governo, considerando o dinheiro que é gasto pelo sistema público de saúde no tratamento de doenças em decorrência do cigarro.

Como publicitário é triste admitir. Mas pode ser que um absurdo como o FUMO ZERO funcionasse bem mais que uma boa propaganda.

2 comentários:

angelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angelo disse...

hei de concordar com vc, zarat!

é assustadora a quantidade de jovens (18-20 anos) iniciando suas carreiras noturnas acompanhados do famoso careta.

apesar da proibição dos anúncios publicitários, os 'avisos' do ministério da saúde e a onda 'geração saúde' que passa pelo mundo, o cigarro continua firme e forte. mas pelo que parece, nenhuma dessas ações é feita para funcionar de verdade.

acho que o problema é nossa instabilidade. vivemos cada dia mais perdidos em relação aos valores sociais... ansiedade e insegurança são sentimentos comuns aos jovens que encontram no cigarro um amigo.
mesmo que da onça.