A General Motors perde o posto de maior montadora do mundo após 77 anos. A companhia teve redução de quase 11% nas vendas em 2008, o que coloca a rival japonesa na primeira colocação. Apesar disso, Toyota também teve queda nas vendas
Pela primeira vez em 77 anos, a General Motors deixa de ser a montadora com maior quantidade de carros vendidos. Com a queda de 11% nas vendas em 2008, o total de 8,35 milhões de unidades acabou sendo inferior ao atingido pela rival japonesa Toyota, nova líder mundial, que vendeu 8,97 milhões de veículos.
Em 2007, GM e Toyota já estavam quase empatadas, já que a japonesa vendeu somente 3.500 veículos a menos do que a norte-americana.
O único dado positivo para a GM foi o crescimento de 3% na região que reúne os mercados da Ásia, América Latina, África e Oriente Médio, o que compensou em parte o declínio de 21% na América do Norte e na Europa, onde a queda atingiu 7%, sempre em relação com o ano anterior.
Segundo afirmou Jonathan Browning, diretor de vendas globais da GM, em comunicado, "a indústria como um todo teve queda de 2,5 milhões de veículos vendidos em 2008 em relação ao ano anterior".
Mesmo líder, a Toyota também apresenta problemas, já que ela teve queda nas vendas pela primeira vez em uma década. Em 2007, a montadora comercializou 9,37 milhões de veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário